Leonor, Vasco e Mário
“A Raquel teceu lindas teias de sintonia e compreensão entre mim, o meu companheiro, o meu filho e a Leonor. A forma como cada um de nós viveu a gravidez da Leonor estava carregada de muitas expectativas, receios e uma grande curiosidade amorosa de saber o que estava acontecer com a Leonor e como ela mesma estava a viver no meu útero.
A Raquel ajudou-nos a partilhar esses sentires com muita generosidade, integrando os tempos, limites e ambições de cada um@ e fortalecendo um vínculo que vai crescendo mas que nem sempre é muito visível.
Depois do parto do nosso primeiro filho se ter precipitado numa cesariana, estávamos muito preocupados com o parto da Leonor. Optámos por um parto na maternidade e a Raquel ajudou-nos a compreender todo o processo humano, profissional e institucional que nos esperava no momento do parto.
Dessas compressões resultou um crescente empoderamento para tomarmos decisões sobre quando ir para maternidade, como reagir às pressões que sempre acabam por surgir por parte dos profissionais de saúde e, principalmente, tomarmos posse dum processo que é nosso.
Para mim, cada encontro com a Raquel foi fonte de grande serenidade, quer sobre o bem estar da Leonor, quer sobre todas as angústias e preocupações que sempre emergem quando geramos um novo ser.
A Raquel trouxe sempre uma dimensão feminina forte e sensível que alimentou uma vivência mais plena da gravidez, resgatando a cada encontro, telefonema ou mensagem um foco muito firme na minha capacidade de cuidar de mim e da Leonor durante a gestação e parto, trazendo simplicidade à complexidade da orgânica reprodutiva e serenidade ao turbilhão emocional.
Um grande bem hajas pela qualidade de presença que tiveste a cada passo comigo, com a Leonor, o Vasco e o Mário <3”
Dezembro 6, 2019